Almeh - Cairo: Dançarina do século 19. Frederic Goupil Fesquet (1806-1893) |
“Quando
nascemos, nossos sentidos estão puros, límpidos e alinhados
com a fonte, mas à
medida que crescemos nos
envolvemos em ilusões e mais ilusões(...)”.
“Passamos a
ver o mundo não mais a partir de nossos olhos,
mas do ponto de vista do
sofrimento, do medo, da ira, da negatividade...
E estes são apenas alguns dos
muitos véus de Maya.”
Os véus de
MAYA
por Fernanda
Luongo
Assim como
uma caverna lacrada que muitas vezes impede a passagem da luz, os véus de Maya impedem
um contato mais profundo com a realidade.
A bailarina
Maya dança com os sete véus numa apresentação épica. Com passos graciosos e
gestos envolventes, cativa e hipnotiza completamente as pessoas... Maya joga um
véu de cada cada vez e termina encobrindo toda a platéia.
No início,
todos ainda podem perceber a sombra de Maya se movimentando, ouvir nitidamente
a música, sentir claramente o aroma de almíscar no ar. Mas, pouco a pouco,
conforme os véus vão se acumulando, a platéia vai perdendo completamente a
noção do real, terminando por fim completamente cega.
Quando
nascemos, nossos sentidos estão puros, límpidos e alinhados com a fonte, mas à
medida que crescemos nos envolvemos em ilusões e mais ilusões, de forma que
passamos a nos distanciar de nossa verdadeira essência. A dor, os traumas, as
reprovações, as frustrações, a culpa entre tantos outros "véus"
passam a nos entorpecer, nos anestesiando para a nossa própria realidade.
Passamos a
ver o mundo não mais a partir de nossos olhos, mas do ponto de vista do
sofrimento, do medo, da ira, da negatividade... E estes são apenas alguns dos
muitos véus de Maya.
Quanto mais
longe de nossa verdadeira essência, maior é o sofrimento e maior é o engano.
O caminho de
volta envolve a remoção dos véus. A libertação das camadas que nos distanciam
de nossa mais pura realidade, de nossa real essência.
Mas o
processo tem que ser gradual, ou seja, ou véus não devem ser retirados de uma
vez, pois assim como a luz pode ser prejudicial à vista (depois de passar muito
tempo acostumada a escuridão), a remoção súbita de todos os véus de uma só vez
poderá também causar uma grande desestruturação.
À medida que
retiramos uma das camadas que nos impedem de ver com clareza, ficamos mais
próximos da verdade e adquirimos força e estrutura (física, psicológica, e
emocional) para encararmos a etapa a seguir.
Retirar os
véus de Maya é um processo que chamamos de expansão da consciência. É, por
assim dizer, uma INICIAÇÃO, um renascimento.
Tornar-se
consciente é um processo que requer completo comprometimento, muita força de
vontade, paciência, e fé.
Ao contrário
do que muitos pensam, não é de determinadas situações, pessoas, ou tarefas que
fugimos. Ocupamo-nos com o passado e com o futuro, muitas vezes colocando mais
e mais véus diante de nós, com um único e exclusivo propósito de fugirmos de
nós mesmos.
Esse
distanciamento faz com que tenhamos cada vez mais medo de nos encararmos e de
sabermos quem realmente somos.
Mas uma vida
vivida de ilusões não pode ser satisfatória, não é mesmo?
Portanto,
para se conhecer a verdade nua e crua é preciso se desfazer dos véus de Maya
por mais bonitos e atraentes que eles nos pareçam.
É preciso
dançar, assim como a bailarina, não para jogar os véus e obscurecer a vista,
mas sim para retirá-los e revelar a Luz!
Fonte:
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A Dança dos Sete Véus, faz uma referência aos sete chakras principais (pontos de energia do corpo) e é por isso que os véus têm as mesmas cores dos chakras. Na Dança dos Sete Véus, cada véu que a bailarina deixa cair é como se fosse um chakra que se mostra. O último véu que cai se refere ao chakra chamado Kundalini. A Kundalini é representada por uma serpente e se localiza no final da coluna vertebral na altura dos órgãos sexuais. É por isso que a Dança dos Sete Véus somente deve ser dançada para a pessoa amada, pois ao deixar cair o último véu, a bailarina fica prometida à pessoa para quem estiver dançando.
Wikipedia
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